196196
 
hermes

Fita de suspensão: uma grande aliada do Treinamento Funcional

Sabe aqueles aparelhos mecânicos utilizados na Musculação? No Treinamento Funcional eles não existem. Isso não quer dizer que equipamentos estão banidos da prática. Pelo contrário. São utilizados diversos materiais durante os exercícios, mas todos para promover o objetivo principal dessa modalidade, trabalhar as funcionalidades do corpo de uma forma global.

Por isso, ter um equipamento que promova agilidade, resistência, força, equilíbrio, condicionamento e flexibilidade é fundamental para o Funcional. É o caso da Fita de Suspensão. Como o próprio nome diz, é um treinamento em suspensão que, por utilizar o peso do corpo e trabalhar contra a gravidade, promove a consciência e o controle corporal.

Criada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, que precisavam de um equipamento prático para os militares poderem treinar em qualquer lugar, a Fita é um sistema completo de treinamento que, por permitir centenas de exercícios, pode ser usada por pessoas de variadas idades e com objetivos diferentes.

foto_texto2_choice

Com as mãos ou pés apoiados em um ponto de âncora e a extremidade oposta em contato com o solo, é possível trabalhar todo o corpo: costas, bíceps, tríceps, perna, posterior da perna, mas principalmente o core (abdome, quadris e região lombar). “Ter um core sólido aumenta a performance e preveni lesões”, destaca a educadora física Camila Jungles.

A intensidade do treino pode ser controlada pela inclinação do corpo em relação ao solo. Além disso, a Fita pode ser usada em conjunto com pesos, bases instáveis, entre outros. No Treinamento Funcional, ela é de grande valia, mas não é utilizada de forma única. “Variamos os exercícios, os equipamentos e intensidades para que o corpo não se acostume e esteja sempre estimulado”, complementa Camila.

Curiosidade: a Fita de Suspensão é chamada por muitos de TRX, mas esse é o nome de uma marca famosa do equipamento.

Faça uma aula experimental e conheça esse e outros equipamentos.

Acompanhe a Choice no Facebook e também no Instagram.