159159
 
hermes

Treine as funcionalidades do seu corpo

Com o verão chegando, a busca por academias cresce. Porém, hoje existem diversas opções de exercícios e fica a dúvida: qual é o melhor para mim? Por isso, o importante é conhecer cada um e experimentar. E que tal entender um pouco melhor sobre o treinamento funcional?

A técnica, desenvolvida há aproximadamente duas décadas, treina as funcionalidades do corpo que ao longo do tempo vamos perdendo, como agilidade, resistência, força, equilíbrio, condicionamento e flexibilidade. A modalidade resgata, mantém e aperfeiçoa essas valências físicas. Por isso, ela é recomendado dos oito aos 80 anos, ou seja, tanto crianças quanto idosos podem praticar.

Segundo a educadora física Camila Jungles, o funcional permite um trabalho em vários níveis de dificuldade. "Consigo realizar o treinamento com exercícios simples para senhoras, por exemplo, ou com atividades que exigem mais para quem quer ganhar massa e definição", comenta.

choice_imagem_post1

Durante o treino, o praticante irá pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. A modalidade explora os movimentos naturais que fazemos, utilizando principalmente o peso do corpo. Também são usados pesos livres (halteres, barra, kettlebell), mas aparelhos mecanizados estão fora. "O funcional explora o fortalecimento do core, que é o centro da força do corpo e envolve abdome, quadris e região lombar. Com isso, trabalhamos o corpo de uma forma global, e não um grupo muscular de cada vez, como na musculação", explica Camila.

Apesar dos equipamentos mecânicos não serem empregados, a modalidade usa fitas de suspensão, elásticos, cordas, bolas, caixote, cones, entre outros (acompanhe o blog, abordaremos alguns de forma mais específica). A intenção é combinar e criar variações de treinos, incluindo exercícios aeróbicos. "Utilizamos materiais diferentes para mudar o treino, e, consequentemente, o estímulo do corpo, fazendo-o trabalhar melhor", esclarece a educadora física. Além disso, a variação evita a monotonia dos exercícios.

Com tudo isso, para quem o treinamento funcional é indicado? Para todo mundo. O importante é entender os objetivos de quem quer praticar e respeitar as limitações de cada um. A partir disso, os treinos são desenvolvidos. Sobre o verão estar chegando e a necessidade de entrar em forma às pressas, lembre-se que o ideal é praticar exercícios e ter uma alimentação saudável durante o ano inteiro. O foco deve ser o seu bem-estar e saúde.

Faça uma aula experimental e veja como o treinamento funcional pode ajudar você.

Acompanhe a Choice no Facebook e também no Instagram.