155155
 
hermes

Aeróbio II

Quem nunca ouviu falar que para emagrecer tinha que correr ou pedalar na zona de queima de gordura que seu corpo só começaria a queimar gordura após 20 minutos?

Enfim, Gollnick e colegas em 1973, fizeram um estudo onde acharam que por volta de 20 min de exercício a 65% da vo2max os níveis de glicogênio muscular (carboidrato estocado no músculo) chegavam aos níveis mais baixos. Talvez por este achado somado a escassez de maiores informações da época, criou-seo mito de que o corpo começaria a utilizar gordura como fonte de energia após a depleção do glicogênio muscular. Errado! O fato é, que utilizamos todos os substratos energéticos durante todo o tempo, variando apenas as proporções de acordo com a intensidade do exercício. E este fato nos leva ao próximo questionamento.

Então, o ideal é se exercitar em uma intensidade que favoreça o consumo de gordura como energia??
Jeukendrup e Achten em 2001 publicaram um estudo mostrando uma maior eficiência do metabolismo de gordura a 65% do vo2max. Ótimo, façamos a 65% então...Não! Errado. Um exercício de 1h a 65% do vo2max otimiza a utilização de gordura por 1h, talvez um pouco mais. Um estímulo de alta intensidade pode otimizar este processo por dias (Whyte, L. et. al 2012)!! Não caia mais nestas receitas de bolo sem fundamentos.

Fonte: Josué Ricardo e Rafael Bonatelli
Especialistas em fisiologia do exercício

Acompanhe a Choice no Facebook e também no Instagram.