143143
 
hermes

Exercício x Dieta

Quando o asunto é emagrecimento, questiona-se muito sobre a importância do treino e da dieta! Tem até uns números cabalísticos e a sugestão que 80% do emagrecimento seja devido à alimentação. No entanto, não existe como avaliar a importância e nem criar uma hierarquia entre os fatores.

Por um lado, sabemos que o exercício quando feito de maneira inadequada não emagrece! Além disso, há quem se exercite corretamente e não emagreça por causa alimentação inadequada.

Mas fazer apenas dieta também pode trazer seus problemas. A parte do nosso DNA associada ao metabolismo ainda é o mesmo de quando éramos hommens das cavernas nômades. E nessa época, quando a comida escasseava, nosso corpo aprendeu a baixar o metabolismo para sobreviver até que encontrássemos um lugar que fornecesse caça ou coleta. Essa herança eevolutiva faz com que a perda de peso seja minimizada e até mesmo anulada no longo prazo quando se faz apenas dieta.

Além das evidências científicas, as evidências anedóticas dos dois problemas são clássicas: as pessoas que emagrecem apesar de se manterem na academia e/ ou passarem fome. No final das contas, a única forma de se conseguir um emagrecimento SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL é aliar dieta e exercício.

 

Texto: Doutor Paulo Gentil
Doutor em ciências da Saúde

Acompanhe a Choice no Facebook e também no Instagram.