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Tapioca

Tem alimentos que viram vilões, como aconteceu com ovo, leite e até a pobre banana, já outros se transformam em heróis, como é o caso da tapioca!

Em primeiro lugar, vamos entender de onde veio isso. O endeusamento da tapioca veio junto com o amaldiçoamento do glúten (e em menor grau do sódio). Como as pessoas queriam algo prático e saboroso para substituir os "malditos" pães, a tapioca apareceu como uma opção perfeita. Mas a tapioca nada mais é que polvilho umedecido, ou seja, carboidrato refinado puro!

Vamos comparar as coisas, 100g de tapioca têm aproximadamente 240kcal, 54g de carboidrato, 3 de proteínas, 0 de gordura e 0de fibras. Já o pão de forma branco (o mais lixão) te dará 253kcal, com 44g de carbos, 12 de proteínas, 2 de gordura e 2 de fibras. Grandes diferenças né? Ah, e o índice glicêmico da tapioca é cerca de 15% maior que o do pão! Então entenda que ela tem tudo que todo mundo busca fugir: muita caloria, alto índice glicêmico, nada de fibras, poucos nutrientes...à exceção que não tem glúten e sódio!

Calma aí, pessoal! Não é apologia ao pão branco, bem como nao é uma condenação à tapioca. É apenas uma alerta para os enganos que as modinhas da alimentação podem induzir, pois tem muita gente acreditando que ela seja algo especialmente especial...mas não é!

Se você não é alérgico ou intolerante ao glúten, não precisa fugir dos pães. Mas prefira os pães de alta qualidade, como os integrais! Se você é amante da tapioca, pode colocar alimentos com fibra na massa e usar recheios que reduzem seu índice glicêmico. Cuidado com as modinhas.

Texto: Paulo Gentil
Doutor em Ciências da Saúde

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